Inéditos
Conheça as produções inéditas da Arapy Produções!
Média
O documentário de média metragem "Caminhos para o Alimento" mostra o percurso da produção de alimentos, desde a pesquisa, o plantio, o transporte e a destinação correta de resíduos, sob a perspectiva das mulheres agricultoras. Esse trajeto é explorado em três diferentes escalas: dos povos indígenas, originários ou de agricultura familiar, passando pela pequena agricultora até a grande produtora rural. Em comum a todas, destaca-se o respeito ao meio ambiente ao longo de toda a cadeia produtiva dos alimentos. A importância da pesquisa científica na otimização do uso dos recursos naturais é ressaltada, sem deixar de lado os saberes seculares. O documentário considera a preservação e a sustentabilidade buscadas pelas mulheres que lideram vários setores do agronegócio. A trajetória percorrida por alimentos como a soja produzida em larga escala, o café da pequena agricultora e os produtos oriundos dos Povos da Floresta até o consumidor final é acompanhada. O documentário aborda como os alimentos são armazenados, os meios de transporte utilizados, a distribuição, comercialização e a mitigação de desperdício na cadeia produtiva de alimentos.
Inédito
Cinco Mulheres do Brasil é uma série inédita que destaca figuras femininas que tiveram papéis relevantes nas artes, no poder e na guerra, superando os limites impostos à condição feminina em seus tempos. A série retrata Anita Garibaldi (interpretada por Lucienne Guedes), Maria Quitéria (Clarissa Kiste), Chiquinha Gonzaga (Clarisse Abujamra), Nair de Teffé (Helena Miguel) e Domitila de Castro, Marquesa de Santos (Anna Markun), explorando suas vidas e legados. A série aborda a vida de cinco mulheres brasileiras que, apesar de serem razoavelmente conhecidas, ainda carregam imagens repletas de preconceitos e simplificações. Paulo Markun, utilizando sua experiência como documentarista e escritor, busca entrelaçar essas histórias através de depoimentos de biógrafos e pesquisadores, imagens iconográficas, filmagens em locações e computação gráfica em 2D. Os episódios temáticos revelarão a infância, juventude, momentos de virada, sucessos, fracassos e legados de cada uma dessas mulheres. A série apresenta uma visão mais ampla e menos preconceituosa dessas pioneiras, mostrando a habilidade diplomática de Anita Garibaldi na Itália, o verdadeiro caráter da Marquesa de Santos além de seu papel como amante do imperador, a ousadia política de Nair de Teffé ao introduzir o maxixe no palácio do Catete, o melancólico fim de Maria Quitéria, e a atribulada vida amorosa de Chiquinha Gonzaga. Com rigor histórico e clareza, a série evita o didatismo excessivo, focando no pioneirismo dessas mulheres que enfrentaram preconceitos e injustiças, oferecendo uma perspectiva entrelaçada e singular de suas trajetórias. Cada episódio tematiza diferentes aspectos de suas vidas, formando no conjunto uma narrativa unificada que destaca o impacto duradouro dessas figuras na história e na condição feminina.
Crisálida - 2ª Temporada
Inédito
140 atores, mais de 350 figurantes, 74 locações, 400 figurinos. Esses são alguns números de CRISÁLIDA 2ª TEMPORADA, série produzida pela Arapy Produções, Raça Livre Produções e TVi – Televisão e Cinema. As gravações aconteceram de 21 de novembro de 2022 e seguiram até o final de março de 2023. Concebida por Alessandra da Rosa Pinho e dirigida por Serginho Melo CRISÁLIDA dá voz a uma comunidade de surdos e seu universo repleto de silêncios, mas, nem por isso, menos instigante. Composta por seis episódios, a segunda temporada traz uma narrativa contemporânea e ousada e discute preconceitos e injustiças, como a pedofilia, a transexualidade, o racismo – e a urgência de revelar ao grande público situações singulares em que vivem cerca de 10 milhões de brasileiros. A mistura de atores e não-atores surdos e ouvintes tem sido um dos principais desafios dos realizadores, justamente pela comunicação diferenciada, inclusive nos bastidores das gravações. Contemplada no Prêmio Catarinense de Cinema 2019 e viabilizada com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, CRISÁLIDA 2ª TEMPORADA terá exibição na TV Cultura, com previsão de uma segunda exibição em serviços de streaming.